terça-feira, 21 de outubro de 2014

Sete Passos para Incentivar uma Equipe Desmotivada

Estudo global recente sobre força de trabalho, divulgado pela Towers Watson , revela que 30% dos
profissionais estão desengajados no emprego, enquanto 28% se sentem altamente motivados e 26% dizem se sentir sem suporte. A desmotivação da equipe, ressaltam os pesquisadores, vem sendo apontada como um dos principais motivos para as empresas não conseguirem obter a produtividade máxima por parte de seus colaboradores.
Gustavo Costa, sócio-fundador da consultoria executiva Unique Group , diz que não se pode aceitar que os colaboradores se mantenham desmotivados, pois a falta de vontade de fazer mais pela empresa prejudica diretamente o crescimento tanto do profissional quanto da organização.
Mas o que fazer para estimular os funcionários quando a desmotivação assombra a equipe?  Para o executivo, uma conquista comum a todos pode ser o primeiro passo para motivar os funcionários.
- A motivação de uma equipe que não está bem deve ter como base algo que seja necessário para todos, como, por exemplo, uma meta, uma conquista que todos queiram. Sem isso, cada um tende remar para um lado. Essa motivação precisa estar atrelada a alguma recompensa, que não seja exclusivamente financeira, mas que também não seja algo intangível.
Na maioria das equipes, as conquistas coletivas são recompensadas com retorno financeiro, geralmente anual, em forma de participação nos lucros ou bônus de performance. Em todo caso, desenhar programas de formação, treinamentos, eventos, palestras e cursos funcionam também funcionam muito bem como motivação, assim como um day-off coletivo, uma pequena viagem em time ou até mesmo um happy hour!
Costa também destaca que descobrir a causa da desmotivação é tão importante quanto recuperar uma equipe desmotivada:
- Normalmente, quando o time todo está desmotivado, fica mais fácil para o líder identificar as principais causas e atacar as mais importantes. E isso, por si só, já começa a virar o jogo.
Segundo ele, geralmente, as principais causas que desmotivam uma equipe não são palpáveis. Por exemplo: falta de de comunicação e transparência dos líderes com o time, falta de engajamento das lideranças na resolução de problemas simples, competição interna incentivada pela empresa ou pelas lideranças, falta de investimento em treinamentos, carga horária excessiva, excesso de de metas exigidas, falta de perspectiva de crescimento, entre outras.

SETE PASSOS PARA MOTIVAR SUA EQUIPE

- Conhecer bem a equipe e seus gestores;
- Criar uma comunicação transparente com os colaboradores;
- Implementar programas de formação, treinamentos, eventos, palestras e cursos;
- Criar novos desafios que envolvam desenvolvimento de novas habilidades;
- Definir metas para gerar comprometimento;
- Conceder gratificações como reconhecimento pelas metas atingidas;
- Conceder recompensas, como day-off coletivo, viagens em time e happy hours.

Fonte: site O Globo

Fica a dica: treinamentos, cursos, palestras, eventos não são "gastos", são INVESTIMENTO!!!

                                        jmartinsrs.wix.com/treinamentos 
    

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Ouça seu cliente!!!

A dica de hoje foi dada por Bob Caspe. Bob é professor de Marketing para empreendedores no Babson College e foi um dos pioneiros no mundo em fotografia digital.:

" Não importa qual tipo de serviço você preste, o que importa é ouvir o seu cliente.
No meu caso, eu tinha experiência técnica em um campo esotérico chamado processamento de sinais, então eu prestava consultoria nessa área. Eu escrevia software , projetava hardware e resolvia outros problemas de projeto. A chave do sucesso é que eu vendia algo de valor para o cliente. Na verdade não importa se você simplesmente "tira lixo" ou resolve algum problema sofisticado.
 O que importa é que você seja um fornecedor confiável que o cliente pode contar para resolver um problema e que possa conversar com o cliente para aprender sobre seu negócio e descobrir onde que estão seus verdadeiros problemas. Isso pode levá-lo a descobrir um produto que possa ser vendido para ele e para negócios similares."

Pense nisto...boa semana!!!  jmartinsrs.wix.com/treinamentos

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

10 ATRIBUTOS QUE TODO LÍDER DEVE TER - RAM CHARAN

Para se tornar campeão, um atleta precisa treinar duro todos os dias, ter persistência, ritmo e disciplina. E no mundo corporativo não é muito diferente. Segundo Ram Charan, um dos maiores gurus de gestão da atualidade, grandes líderes precisam ter qualidades essenciais para obter sucesso e muitas delas só são alcançadas com muito treino e dedicação.Charan, que é consultor de importantes empresas, como GE, Novartis e DuPont, listou 10 atributos fundamentais que todo líder de sucesso do século 21 precisa ter. Veja, a seguir, quais são eles:

1 – Ame a mudança

O mundo anda muito dinâmico e todos os dias surgem novidades. Segundo Charan, um líder de sucesso precisa estar atento a todas elas. “Eles devem procurar as mudanças, criá-las e amar tudo que é novo. A Apple é um bom exemplo. Em 1997, a companhia estava à beira da falência, mas seu líder, Steve Jobs, acreditou no novo e consegui transformar a companhia na maior do mundo", disse.

2 – Seja veloz 

Muitas companhias demoram a reagir às mudanças, mas ser veloz nos dias atuais é essencial, alerta o consultor. “As empresas e seus líderes precisam estar atentos. Veja, por exemplo, a Nokia e a RIM, que demoraram a reagir e deixaram a Apple avançar no mercado de smartphones com o iPhone. O que elas estão fazendo agora? Correndo atrás do prejuízo. Não se pode esperar muito, velocidade nesses casos é fundamental.”

3 – Reposicione o negócio

Saber a hora certa de mudar também é característica essencial de todo bom líder, afirma Charan. Segundo ele, a Samsung soube o momento de apostar em um novo mercado para lidar com uma realidade distinta e competir de igual para igual com a concorrência. “É preciso usar a imaginação e aprender a enxergar o mundo como um todo.”

4 – Inspire e encoraje

Para Charan, todo líder precisa ser inspiração para as pessoas que o cercam. “Inspirar o outro é algo que vai continuar sendo importantíssimo em qualquer situação. Todo gestor precisa assumir esse papel e multiplicar essa competência.”

5 – Tenha visão tangível

Outro atributo fundamental para um líder de sucesso é ter visão, mas uma visão tangível, palpável, explica Charan. “Ela precisa ser prática e razoável. E o mais importante: não pode estar obsoleta."

6 – Rodeie-se de pessoas capacitadas

De nada adianta ter ideias brilhantes e inovadoras se não houver pessoas capacitadas na empresa para executá-las. De acordo com Charan, todo líder precisa estar cercado de pessoas que saibam traduzir sua visão. “Mas para isso os funcionários precisam comprar as ideias e agir", sublinhou.

7 – Esteja conectado

O mundo hoje está todo conectado e é muito possível que um acontecimento na China impacte diretamente os negócios de uma grande companhia. “Por isso, um bom líder precisa estar antenado a tudo e a todos. Precisa saber a importância dos acontecimentos e ter bom-senso para saber o impacto de um evento nos negócios”, reiterou.

8 – Mantenha os pés no chão

Se for para cair, que a queda seja pequena. Para Charan, uma competência fundamental de um bom gestor é ter sempre os pés bem próximos do chão. “Os mais jovens não costumam ser assim, mas é preciso praticar esse atributo”, recomendou.

9 – Questione

Fazer perguntas também é fundamental. “Ninguém sabe tudo e vamos combinar que todos os dias surgem novas informações. Por isso, questione, duvide e não se sinta mal. Saber questionar é um atributo de um gestor de sucesso", afirmou Charan.

10 – Use a imaginação

Um bom líder precisa antes de tudo confiar no seu cérebro e acreditar na sua imaginação. Sem imaginação não se vai a canto algum. “É preciso ser criativo, use sua imaginação todos os dias e exercite-a. Com o tempo, ela vai trabalhar sozinha”, finalizou.

Boa semana...acesse nosso site:  jmartinsrs.wix.com/treinamentos

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Dicas de Atendimento

Bom dia... !!!! 

Hoje vamos falar de atendimento! Dicas muito simples que irão ajudar no seu dia a dia e deixarão seus clientes satisfeitos:

Facilite o processo de compra
Algumas empresas parecem fazer questão que você não compre delas. Desde de sites que simplesmente não funcionam até vendedores que ficam batendo papo e demoram infinitamente para te atender, quantas vezes você não se sentiu frustado por não conseguir de forma alguma completar uma compra?

Em caso de problema, resolva de forma rápida e eficiente
Na prática, as empresas até que conseguem se virar bem na hora de fazer a venda, porém, quantas vezes você, como consumidor, não sofreu horrores para acertar algo que houve de errado com sua compra?
Quando acontecem problemas como troca de produtos ou revisão do escopo de um serviço, é aí que há a separação dos homens dos meninos, em termos de atendimento. Problemas são inerentes ao atendimento, resolve-los de forma rápida e eficiente, são os diferenciais que irão fidelizar seus clientes.

Dê autonomia para quem está na linha de frente
Na grande maioria das vezes, os problemas relacionados a atendimento estão relacionados a falta de autonomia das pessoas que lidam com o cliente. Quantas vezes você não ficou muito tempo relatando um problema para uma pessoa que simplesmente não tinha autoridade nenhuma para resolver a situação?
Simplifique este processo, crie procedimentos que darão autonomia a sua força de vendas, evitando situações desagradáveis. 

Se coloque no lugar do cliente e muitas ideias virão!!! 

Uma boa semana,

Acesse nosso site: http://jmartinsrs.wix.com/treinamentos

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

TREINAMENTO NA EMPRESA ARESI +

No dia 08/10 realizamos mais uma etapa do treinamento "Show de Atendimento", desta vez na empresa Aresi +, parceiro Claro. Uma turma muito alegre e motivada, os cerca de 20 participantes realizaram as atividades propostas com muito entusiasmo e motivação. Parabéns a esta equipe show!!! Veja fotos e o filme em nosso site e aproveite para conhece-lo...