quarta-feira, 12 de junho de 2013

LINGUAGEM, O PRINCIPIO DA PNL

Hoje vamos focalizar a linguagem, uma das pedras angulares da Programação Neurolinguística e a que usa o seu sentido de audição. Em quase todas as conversas, você ouve as pessoas dizendo coisas como:
"Não se preocupe" ou "Não pense nisso".

Pare e pense um pouco, se lhe disserem:
"Não pense naquele urso grande e preto"
O que acontece imediatamente na sua cabeça? Ora, apesar do que ouviu, você vai se descobrir pensando no urso grande e preto. O mesmo tipo de coisa se passa quando lhe dizem:
"Não pense neste problema"
Nossa mente simplesmente não sabe colocar as coisas em uma linguagem negativa, para saber em que não pensar, ela precisa primeiro pensar.

Todos nós conhecemos gerentes e pais que, tentando ajudar, nos dizem o que não fazer. Na verdade o que eles fazem de forma inconsciente é chamar nossa atenção exatamente para o que não queriam que fizéssemos.
Usar a linguagem negativa é algo que a maioria de nós faz consigo mesmo, dizemos: "Não vou pensar nisso", e pensamos. Outros exemplos com os quais, em geral, estamos acostumados incluem, "Não vou fazer isso novamente", "Não me faça ficar zangado" e "Não coma doces antes de dormir", só para citar alguns. Tendemos a pensar no que não queremos fazer e, em seguida, muitas vezes, começamos a fazê-lo.
A parte de reprogramação da PNL nos mostra que podemos mudar nossos pensamentos ou programas para serem o que queremos que eles sejam. No caso da linguagem negativa, podemos pegar nossos pensamentos negativos e enunciá-los em uma forma positiva, em vez de dizer o que não queremos, podemos dizer o que queremos.
Pense nisto. Pense em uma frase negativa que você vive dizendo a si mesmo e experimente transformá-la em afirmativa, agora.
Em vez de dizer a si mesmo, "Não se preocupe", por exemplo, tente dizer "Fique alerta às oportunidades", ou "Como posso me preparar melhor para enfrentar este caso?" ou "Como gostaria de me sentir?" Isso não só é mais agradável como, na verdade, reorienta a sua mente e prepara você para um número maior de realizações desejadas, focalizando as coisas positivas que quer que aconteça.
Se você aplicar este conceito da PNL, você saberá que pode usar a PNL para ter na sua vida comportamentos mais positivos e bem-sucedidos.
Primeiro, transforme o que você quer e o que pensa a respeito em uma frase afirmativa e lembre-se:

Pensamentos positivos, criam ações positivas que levam a resultados positivos”.



Pense nisto !!!