quarta-feira, 1 de abril de 2015

10 atitudes que te levarão mais longe na vida pessoal e profissional

“Eu não gosto do meu trabalho”, “Não me sinto uma pessoa valorizada no que faço”, “Preciso melhorar minha vida”, “Preciso perder peso”, “Quero abrir uma empresa e não sei como”, etc.
Essas são frases que você já deve ter ouvido diversas vezes no seu trabalho e nas conversas com amigos e familiares, não é?
Possivelmente você diz algumas dessas frases para seus amigos quando não está muito feliz com seu momento atual.
Isso não é normal e não devemos aceitar essa infelicidade toda. Por isso, existem atitudes que podemos ter para criar uma vida mais feliz tanto na vida pessoal quanto profissional.
Tendo atitudes de mudança em sua vida, você irá muito mais longe.


1. Conhecimento: O conhecimento abre nossas mentes e deixa nosso cérebro inquieto em busca de oportunidades e soluções. Também nos faz pensar, sonhar e nos deixa mais otimistas e realistas.

Para isso, você não precisar fazer 2 faculdades, 3 pós-graduações ou qualquer coisa do tipo. Basta apenas ser uma pessoa curiosa e dedicar pelo menos 45 minutos do seu dia para estudar algo novo.

2. Crenças fortes: não estamos falando de religião, mas ter um sentimento forte e profundo de que as coisas estão realmente conectadas no universo e uma grande admiração pelas coisas boas da vida. Gratidão.

3. Auto confiança: confiar em você mesmo é uma das atitudes mais fortes que você pode ter. Não estamos dizendo que você precisa ter um ego enorme para ir mais longe, mas precisa de um sentimento forte de que com muito trabalho, foco, integridade e desenvolvimento contínuo pode e irá ter sucesso.

4. Visão: pessoas de sucesso têm sempre uma visão forte e bem definida do que querem. Eles têm foco e sonhos bem definidos e uma ideia clara do desejam e como chegarão lá.

5. Eu posso: se você quer ser uma pessoa bem sucedida em qualquer área da sua vida, precisa pensar como vencedor. A atitude do “Eu posso, eu consigo” é a base para acreditar que você conseguirá.

6. Paixão e Desejo: Napoleon Hill definiu muito bem essa atitude em seu livro “Leis do Triunfo”. Em seus estudos sobre pessoas de sucesso ele percebeu que todas elas tinham uma paixão e desejo enorme por seus objetivos e sonhos.

7. Coragem: possivelmente essa é a a atitude mais importante para o sucesso. Coragem significa encarar de frente os desafios sem medo do fracasso. Pessoas de sucesso sabem que o fracasso não é uma escolha, é uma etapa.

8. Disciplina: tem coragem para pagar o preço? A disciplina é algo que precisa virar um hábito em sua vida se você deseja mesmo ter sucesso. Platão já dizia “A primeira e melhor vitória para um homem é conquistar a si mesmo”. Força de vontade e motivação não são estratégias… por isso que as pessoas bem sucedidas estão dispostas a fazer o que as outras não estão. Trabalhar bastante.

9. Honestidade: pessoas bem sucedidas são transparentes e honestas na hora de fazer acordos. Integridade é a base da confiança. Confiança é algo que se conquista e para isso a honestidade e transparência são fatores fundamentais.

10. Competência: competência é a diferença entre a excelência e a mediocridade. Aqueles que querem a excelência entendem que aumentar sua competência na área de atuação é uma obrigação para o sucesso.

Além dessas atitudes, outra coisa que ajuda muito é contar com o conhecimento de pessoas que sabem como ir mais longe, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.
Por isso, visite no site: www.m9treinamentos.com.br e conheça nossos Cursos, Treinamentos, Palestras e Consultorias.


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Este artigo foi escrito por Chico Montenegro e esta disponível em: http://www.saiadolugar.com.br/empreendedorismo/10-atitudes-que-te-levarao-mais-longe-na-vida-pessoal-e-profissional/

segunda-feira, 30 de março de 2015

5 dicas para garantir um bom ambiente de trabalho

O primeiro ponto que gosto de frisar ao falar de ambientes de trabalho é sobre a real finalidade de ter um: fazer com que as pessoas envolvidas nesse ambiente consigam produzir o seu melhor trabalho.Colocar um mesa de ping-pong ou um vídeo-game e encher de puffs e almofadas que nunca são usados, mas deixam o escritório mais “descolado”, simplesmente não adianta nada.
Na verdade, isso pode até piorar o ambiente, já que coloca algo bacana, mas inalcançável diante das pessoas.
A grande questão aqui é que não existe apenas um “ambiente ideal”. O melhor ambiente deve ter elementos que a maioria das pessoas presentes nele valorizam e, a partir disso, conseguirão de fato alcançar o máximo de sua produtividade.

Por isso, levantamos 5 dicas a partir das quais você conseguirá o ambiente mais adequado para sua empresa:

1- Criação de um espírito de equipe
Clientes compram um produto/serviço que chega até ele graças a vários pequenos trabalhos que, separadamente significariam muito pouco, mas em conjunto conseguem de fato gerar valor.
Empresas com duas pessoas ou mais conhecem muito bem essa realidade: o trabalho de uma pessoa interfere diretamente no trabalho das demais, por isso quanto melhor for a integração entre as pessoas do time, melhor o resultado final.
Essa integração começa com regras bem colocadas sobre como as pessoas podem interagir e se comunicar. Por exemplo, aqui na Empreendemia temos as seguintes regras e diretrizes para comunicação interna:
– Além das reuniões de planejamento quinzenais, temos uma reunião diária de manhã de 15 min onde todos falam o que será feito no dia. Caso você precise de uma ajuda de outra pessoa, fale agora ou cale-se até o próximo dia;
– Caso precise interromper uma pessoa, chame-a. Se ela falar “me chama daqui 5 (ou 30) minutos”, não fique chateado, pois nem sempre é legal perder a linha de raciocínio;
– “Sem mi-mi-mi” é um dos nossos valores, ou seja, feedbacks acontecem sempre e de maneira totalmente franca, pois assim conseguimos uns nos ajustar aos outros.
Por fim, mas também essencial, pessoas que trabalham bem juntas são pessoas que se conhecem e que, muitas vezes, são amigas. Portanto, churrascos (ou qualquer tipo de festa) periódicos, happy-hour’s, aquele vídeo-game na empresa ou mesmo almoços são sempre ótimas oportunidades para a equipe se unir ainda mais.

2- Propósito
As revoluções industriais já nos mostraram isso, mas é sempre legal enfatizar: ter um propósito é um dos principais fatores de motivação de pessoas.
Por mais que uma pessoa goste daquele trabalho diário, é só uma questão de tempo até ela parar e pensar: ”por que p*##@ eu estou fazendo isso?”.
A dica aqui é mostrar para as pessoas como o trabalho delas influencia não só o trabalho de outras pessoas da equipe, como também pode ter reflexos diretos no produto/serviço consumido pelo cliente.
Isso pode ser feito através de melhores descrições das funções e um bom trabalho de liderança. Mas o melhor é através de reuniões nas quais as pessoas interajam diretamente com outros da mesma cadeia e consigam, assim, não só ver como o trabalho delas diretamente influenciou algo, como também gerar ideias para o processo inteiro.

3- Horários que respeitem o ritmo de cada pessoa
A controvérsia aqui é garantida, porque existem funções nas quais a flexibilidade simplesmente não é uma opção, por exemplo: atendimento a clientes, produção industrial, vendas (muitas vezes) e por aí vai.
Além disso, a necessidade de fazer reuniões e trabalhos específicos em conjunto acaba obrigando as pessoas a se adaptarem aos horários da ‘maioria’.
Ao mesmo tempo, existem outras diversas funções que podem sim oferecer uma grande flexibilidade de horários, favorecendo assim a produtividade individual. Se existem pessoas que funcionam muito bem de manhã, então por que não autorizar um acesso mais cedo e liberá-las mais cedo também? Assim como inverso para as pessoas que rendem mais à tarde e à noite.
Outro ponto muito relevante é cobrar as pessoas pelos resultados entregues e não tanto pelo número de horas trabalhadas. Melhor 2 horas trabalhadas a 100% do potencial, do que 4 horas trabalhadas a 50% (que provavelmente culminarão num retrabalho).
Claro, tudo isso obedecendo a parâmetros básicos para que a equipe continue funcionando como um conjunto.

4- Meritocracia
Nada é pior do que você fazer um ótimo trabalho, onde você não só deixa de ser reconhecido, como vê outra pessoa recebendo gratificações por um trabalho não tão bem feito como o seu.
Se você quer bonificar as melhores pessoas da sua empresa, é extremamente necessário criar metas individuais (e de equipes) para que todos os trabalhos sejam avaliados e as pessoas devidamente bonificadas (ou demitidas).
Um ambiente com metas claras e sem favorecimento é um ambiente justo.
Dica extra: trabalhe as metas para incentivar que as pessoas se ajudem e não se boicotem.

5- As ferramentas adequadas para o trabalho
Pessoas qualificadas, time unido, propósito comum e boas metas – tudo isso acaba prejudicado se você não oferece as ferramentas adequadas para a execução do trabalho.
Desde um ambiente físico agradável (nem muito frio, nem muito quente), até computadores e monitores decentes e, claro, móveis ergonômicos. Sem esquecer de aspectos básicos, como impressoras, papelaria e até o cafezinho com biscoito.


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Este texto é de autoria de Luis Piovesana e foi retirado do site: http://www.saiadolugar.com.br/lideranca/5-dicas-para-garantir-um-bom-ambiente-de-trabalho/

quarta-feira, 25 de março de 2015

A união perfeita: bom atendimento, negociação e vendas

Quem trabalha com vendas sabe o quanto um bom atendimento e uma ótima negociação são importantes.

A intenção deste artigo é explorar justamente como estes elementos se relacionam e o quanto influenciam um ao outro. Não se preocupe, traduzimos tudo em dicas práticas e implementáveis.

Seu objetivo não é a venda, é dar atenção
Esqueça a venda por enquanto. Trate-a como consequência de um bom atendimento ao cliente.

Sim, é exatamente assim que ela deveria ser encarada. A venda é uma combinação bem sucedida de: postura servidora, conhecimento do produto / serviço e atenção aos detalhes.

Sem a devida atenção aos detalhes, seu conhecimento e sua postura são ineficientes e você passará a impressão de um vendedor desatento.

Seu cliente te dá informações desde o primeiro momento em que entra em contato com você: o tipo de produto que precisa, por que veio até a loja, se houve alguma frustração ao lidar com seu concorrente, quanto tempo tem para ser atendido e decidir o produto, etc.

Use todas essas informações para conseguir proximidade ao cliente!

Estar atento às informações durante o atendimento gera aproximação ao consumidor. Se você estiver preocupado somente com a venda, isso jamais vai acontecer.

Busque identificação e proximidade com histórias em comum
Há pouco tempo me reuni com um possível cliente para apresentar a Viddheo. Bem depois das apresentações, em um dado momento da reunião, ele me perguntou por que havia me demitido duas vezes para empreender. Explicou que o filho dele tinha a minha idade e que também estava empreendendo logo após uma multinacional.

Se você está se perguntando por que comecei o parágrafo com essa história, a razão é muito simples: histórias em comum geram identificação e proximidade.

Como vendedor, sua tarefa é estar atento a todas essas interações com o cliente e explorar o assunto: fiz várias perguntas após a pergunta dele para que a reunião não fosse somente em torno do serviço que estava sendo oferecido.

A venda é apenas uma consequência dessa boa interação e proximidade com o cliente.

Bons vendedores não são suficientes
Já reparou nas inúmeras vezes em que foi mal atendido ou teve a sensação de estar sendo empurrado em direção a um produto? Isso existe porque o histórico e a quantidade de vendedores ruins atuando no mercado é infinito! Isso faz com que bons vendedores não sejam suficientes.

O motivo é simples: seu cliente já vem com uma série de barreiras invisíveis e receios para ser atendido e sua obrigação como bom vendedor é derrubar todas elas. Repare que os dois primeiros itens desse post (atenção aos detalhes e proximidade ao cliente) são duas ótimas armas para conseguir a empatia necessária para se colocar no lugar dele.

E, no final, faça o que for preciso…
O cliente não tem sempre razão. Ele tem dinheiro! Sua tarefa é atende-lo bem, conhecer a margem do seu produto e serviço (em consequência o desconto permitido), saber o quanto essa venda representaria no seu faturamento (se você vende produtos ou serviços mais caros) e tomar a decisão como bom negociador.

Vender um pouco mais barato (e com menos margem de lucro) é uma ótima estratégia para ganhar um mercado ainda não explorado (ou que é do seu concorrente). A longo prazo isso não é praticável e você precisará que seu produto e sua experiência de atendimento e uso sejam as melhores do mercado.

Outra dica importante: ao invés de benefícios financeiros (descontos), dependendo da venda você pode trocar serviços e conseguir a venda sem impactos financeiros diretos no seu preço ou oferecer seu produto em troca de um acesso aos clientes do seu cliente atual, exatamente como uma parceria.

Claro que ambas as situações não acontecerão sempre, mas é uma ótima técnica para quem tem clientes com interesses e públicos semelhantes.

O importante é: negocie sempre! Os povos historicamente bem sucedidos nos negócios são ótimos negociadores. Afinal, como diz o ótimo provérbio chinês: se você não sabe sorrir não abra um comércio.

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Este artigo foi criado por Diego Cordovez do Viddheo, uma inovadora plataforma de atendimento ao cliente e extraído do site: http://www.saiadolugar.com.br/marketing/a-uniao-perfeita-entre-bom-atendimento-negociacao-e-vendas/

Você pode e deve sonhar, mas antes é preciso planejar!


A falta de um rumo traz consequências desastrosas para qualquer ser humano e para qualquer profissional.

É muito comum nos depararmos com pessoas que estão o tempo todo correndo, para tudo quanto é lugar, de forma desenfreada, acreditando que se assim não fizerem, não chegarão a lugar nenhum e nem conseguirão ser alguém.
Mas o que essas pessoas não sabem é que dessa maneira elas não chegarão a lugar nenhum mesmo. Mas não porque estão correndo de forma desenfreada – o que consome, sim, muita energia e recursos –, mas porque correm sem ter um rumo certo, sem saber aonde querem chegar.

O que essas pessoas não sabem é que sem um grande objetivo ou meta em mente, não faz diferença andar devagar ou correr. Na idade da pedra, por exemplo, os humanos também corriam, mas lá eles sabiam que se não corressem seriam devorados pelos selvagens animais. Ou seja, eles tinham um objetivo, um propósito. E por isso funcionava.

A falta deste rumo traz consequências desastrosas para qualquer ser humano e para qualquer profissional. Algumas dessas consequências são:

• Perda de tempo e energia;
• Gasto de dinheiro desnecessário;
• Empregos frustrantes;
• Alianças e parcerias desgastantes;
• Stress;
• Doenças do corpo e da mente pelas diversas insatisfações pessoais e profissionais;
• Desmotivação;
• Falta de foco na vida e na carreira;
• Problemas financeiros e econômicos;
• Discórdias afetivas.

Infelizmente essa lista é imensamente maior e capaz de trazer problemas muito graves às pessoas e profissionais.

Você já ouviu aquela expressão popular “barata tonta”? Pois é exatamente assim que fica uma pessoa sem foco: rodando, de forma enlouquecida, sem chegar a lugar algum.

Todo início de ano acaba sendo uma motivação para novas metas e objetivos, mas infelizmente a maioria delas fica só no discurso.

Bem como o domingo a noite, onde se planeja começar um curso, uma dieta... planos que são deixados de lado no primeiro contratempo da segunda de manhã.
Pois bem, sucesso e felicidade são duas palavras que todo mundo busca. Mas buscá-las de forma aleatória também não vai levar a lugar nenhum, muito menos ao próprio sucesso e felicidade.

Ter um rumo na vida e na carreira é ter um grande sonho que será buscado e realizado dentro de um espaço de tempo. É sim um grande fator motivador. Fator, inclusive, que as empresas investem milhares de reais em palestras, cursos, workshops e o que for para incuti-lo na cabeça de seus funcionários, mas quase sempre jogando muito dinheiro fora.

Por quê? Simples! A motivação é um fator que vem de dentro para fora. Se houver fatores externos que possam ajudar, acaba sendo um verdadeiro ganha-ganha para todas as pessoas, profissionais e empresas. Mas é preciso que isso também venha de dentro.

Quer maior motivador do que ter um rumo na vida e na carreira? Um sonho ou objetivo que só pela busca e na visualização do atingimento já traz a tal MOTIVAÇÃO? Afinal, significa “motivos que levam à ação”. Faz sentido, não?

Por isso, é necessário que as pessoas e empresas revejam no que estão investindo e invistam em ferramentas que deem um rumo em suas vidas e carreiras. Assim, teremos pessoas e colaboradores, de fato, automotivados, com foco e altamente produtivos. E depois disso, garantir que essa automotivação seja mantida – senão as pessoas perdem novamente o foco e os colaboradores vão atrás de empresas que atendam suas novas necessidades.

Muitas vezes também vejo que a própria palavra “planejar” assusta as pessoas e os profissionais, afinal, está muito ligada a metas empresariais apenas. Sim, planejamento é fundamental para empresas de sucesso, mas também para pessoas e profissionais que querem ter sucesso na vida e profissão.

Planejar é ter muito claro o rumo que se quer atingir dentro de um espaço de tempo. Por isso, com este direcionamento e foco, é possível saber e analisar claramente tudo o que precisamos para chegar neste grande sonho e/ou objetivo. Este rumo é o destino final para você chegar. Imagine um avião ou um navio sem rumo específico? Seria um caos. Na vida também.

Planejar é direcionar seus esforços e recursos disponíveis para chegar neste destino, rumo, sonho, ou seja lá como você prefere chamar! Mas fica aqui uma observação: junto com o rumo tem que vir a estratégia de atitude. Só planejar sem agir também não leva a lugar nenhum. “Intenção sem ação não leva a lugar nenhum”.

E para finalizar nossa análise, se você ainda tem dúvidas dos benefícios que ganhará planejando sua vida e carreira, vou listar alguns deles:

• Foco;
• Clareza;
• Aproveitar da melhor maneira as oportunidades que aparecerem;
• Saber se defender das ameaças;
• Se preparar e potencializar seus talentos e suas forças;
• Corrigir suas fraquezas ou limitações, pois sabe que se não o fizer, não vai chegar lá;
• Economizar dinheiro;
• Conquistar saúde física, mental e emocional;
• Aumento de produtividade;
• Fazer muito mais com muito menos;
• Ganhar muito mais qualidade de vida;

Quer ter sucesso e ser feliz? Tenha um rumo certo e vá atrás dele. Simples assim. E só depende de você.

Este texto é de autoria de Alexandre Baer e está disponível em: http://www.administradores.com.br/mobile/noticias/carreira/voce-pode-e-deve-sonhar-mas-antes-e-preciso-planejar/98475


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quarta-feira, 11 de março de 2015

CURSO EXCEL INTERMEDIÁRIO NA M9 TREINAMENTOS



Data: 21/03/2015
Carga horária: 8 horas (das 9 às 18hrs)
Local: Macro Office
INSCRIÇÕES ATÉ 16/03 no nosso site www.m9treinamentos.com.br ou pelo email contatom9@outlook.com.br

O Microsoft Office Excel é um editor de planilhas produzido pela Microsoft para computadores que utilizam o seu sistema operacional,Microsoft Windows, além de computadores Macintosh da Apple Inc. e dispositivos móveis como o Windows Phone, Android ou o iOS. Seus recursos incluem uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos que, juntamente com marketing agressivo, tornaram o Excel um dos mais populares aplicativos de computador até hoje. É, com grande vantagem, o aplicativo de planilha eletrônica dominante, disponível para essas plataformas e o tem sido desde a versão 5 em 1993 e sua inclusão como parte do Microsoft Office.

Investimento:
Pagamento a vista com desconto: R$ 310,00 ou depósito de R$ 175,00 na confirmação do curso e um boleto do mesmo valor para 30 dias. Pagamento por depósito bancário, consulte dados e após depósito enviar comprovante. Neste valor estão inclusos: material de apoio as atividades (dinâmicas), dois coffee breaks, apostila impressa e certificado de participação.

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terça-feira, 10 de março de 2015

Características de um líder!

A teoria dos 9 C’s – o que um líder deve ter como características:

O que faz um líder

1- Um líder tem que mostrar Curiosidade. Ele deve ouvir pessoas que estejam fora do círculo do “Sim, senhor”. Se ele não testa suas crenças e opiniões, como ele sabe que está certo? A falta de habilidade em ouvir é uma forma de arrogância. Isso pode parecer que ou você acha que sabe tudo, ou que você simplesmente não se importa.

2- Um líder deve ser Criativo, fazer algo que ninguém imaginaria, algo realmente diferente. O famoso pensar fora da caixa. Líder é administrar mudanças – não importa se você lidera uma empresa ou um país.

3- Um líder deve Comunicar. Eu não estou falando de fazer fofoca ou de soltar grunhidos. Estou falando sobre encarar a realidade e falar a verdade.

4- Um líder deve ser uma pessoa de Caráter. Isso significa saber a diferença entre certo e errado e ter coragem de fazer a coisa certa. Abraham Lincoln disse uma vez, “Se você quer testar o caráter de um homem, dê poder a ele”.

5- Um líder precisa ter Coragem. Presunção não é coragem. Falar alto também não é coragem. Coragem é o comprometimento de sentar numa mesa de negociação e falar.

6- Para ser um líder você precisa ter Convicção – um fogo dentro de você. Você tem que ter paixão. Você tem que real e profundamente querer fazer algo até o fim.

7- Um líder deve ter Carisma. Carisma é a qualidade que faz com que pessoas queiram ser suas seguidoras. É a habilidade de inspirar. Pessoas se inspiram e seguem um líder porque elas confiam nele.

8- Um líder deve ser Competente. Você tem que saber o que você está fazendo. Mais importante que isso, você precisa se cercar de pessoas que saibam o que estão fazendo.

9- Você não consegue ser um líder sem ter senso comum (common sense).

O maior C é de Crise. Líderes não nascem líderes, são criados. A liderança é lapidada em tempos de crise.

Este texto foi escrito originalmente pelo Lee Iacocca, mas Luiz Piovesana transcreveu e publicou no site Saia do lugar, acrescentando o 10º C que considera o maior deles, como acima citado. 

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Datas dos cursos do mês de Março: 
21/03 Excel Intermediário
26/03 Atendimento com Excelência

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segunda-feira, 9 de março de 2015

O papel de um líder!

Quem é um líder? O líder é quem guia, quem dá a cara a tapas, quem toma a frente, quem inspira, quem dá confiança… São muitas definições, mas a melhor que já ouvi é: o líder é quem serve.

Servir, pra Luiz Piovesana, é:

Mostrar o caminho além do horizonte: O líder é quem alinha o grupo em torno de uma visão, mostrando o caminho a ser percorrido e garantindo o comprometimento de todos para chegar lá.

Fornecer ferramentas e monitorar os trabalhos: O líder é responsável por acompanhar e cobrar as atividades de cada um. Assim, ele deve fornecer quaisquer ferramentas e/ou orientações pra que todos façam sua parte da melhor forma.Inspirar pelo exemplo: O líder é como um ídolo, transparecendo confiança, direção, pulso firme, honestidade e que sabe como e o quê fazer.

Bernardinho

Saber o que é o conceito de liderança não é o suficiente – como tudo, o difícil é botar em prática. Por isso, como é de praxe no Saia do Lugar, aqui vão 7 dicas práticas para líderes:

1- Seja sempre transparente
Líderes também erram (menos Chuck Norris) e passam por problemas. Seus liderados não querem ver alguém perfeito, mas sim alguém que consegue lidar com problemas e, principalmente, resolvê-los.

2- Dê valor às opiniões alheias
A época dos tiranos já passou. Um líder que não aceita opiniões, ainda mais da sua equipe, não consegue criar harmonia no trabalho.

3- Nunca desista
Você e sua equipe provavelmente terão ondas de desmotivação, quando é normal que você queira dar um roundhouse-kick em tudo. Nesse momento em que não se sente vontade de cantar uma bela canção, o líder deve se sobressair pra motivar a equipe e fazê-la chegar numa solução.

4- Equipe = amiguinhos
Ter uma boa relação com seus liderados te faz conhecer as necessidades e desejos deles, te ajudando a serví-los da melhor forma possível.

5- Representar e assumir
Quando as coisas vão bem, o mérito é da equipe, quando vão mal é o líder que deve assumir a responsabilidade – representar a equipe em qualquer situação e dar a cara a tapas é essencial (#Capitão Nascimento). Compartilhar os bons resultados com a sua equipe sempre irá animá-la pra fazer mais e melhor.

6- Saiba escolher seus liderados
Um bom liderado é o cara/mulher que tem uma habilidade complementar à equipe e cuja personalidade seja pareável à sua – lembre-se que a vida é muito curta para trabalharmos com pessoas que não gostamos.

7- E, se você não tiver escolha, saiba lidar com imbecis
Imbecil é aquele cara que pode até trabalhar bem, mas que causa intrigas, fala mal dos outros, instiga a liderança de uma maneira destrutiva – e na frente de todo mundo tenta manter a política e “fica manso”. Tentar lidar com essa pessoa dessa mesma forma só vai tirar seu sono, então comunique-se o mínimo possível com ela (mas sem rancor) e continue cuidando muito bem do resto da equipe.


Este texto foi extraído do site:
http://www.saiadolugar.com.br/lideranca/o-que-e-lideranca/


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quarta-feira, 4 de março de 2015

Curso Atendimento com Excelência Case by Disney

O curso ocorrerá dia 26/03/15, das 9 às 18 horas.
INSCRIÇÕES ATÉ 17/03/2015 pelo nosso site: www.m9treinamentos.com.br


Hoje em dia, a excelência no atendimento ao cliente é um dos maiores diferenciais competitivos do mercado e o fator principal para o crescimento das vendas e a evolução das empresas.
Para que uma empresa possa atender bem o cliente ela precisa manter seus clientes satisfeitos. Então como fazer para encantar a clientela? Todo empresário tem que fazer a pergunta: Como posso melhorar o padrão de qualidade do atendimento da minha empresa? Neste curso mostramos conceitos que irão responder estas e outras perguntas, tornando sua equipe mais qualificada e preparada para novos desafios.

Público alvo: profissionais de atendimento em geral, vendedores, supervisores, coordenadores, gerentes.

Programa:
- Motivação e Comprometimento;
- A Imagem da Empresa é Você;
- A Escolha do Profissional de Atendimento;
- Comunicação: Tipos de Clientes;
- Etiqueta e Atendimento por Telefone;
- Superação de Conflitos.

Investimento:
Pagamento à vista com desconto: R$ 350,00 ou depósito de R$ 190,00 na confirmação do curso e um boleto do mesmo valor para 30 dias. Pagamento por depósito bancário, consulte dados e após depósito enviar comprovante. Neste valor estão inclusos: material de apoio as atividades (dinâmicas), dois coffee breaks, apostila impressa e certificado de participação.



terça-feira, 3 de março de 2015

Chefe x Líder



Você é um chefe ou um líder?


Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam, voluntariamente, da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.

As pessoas constituem os parceiros e colaboradores da organização que fornecem o conhecimento e as habilidades necessárias para o sucesso do empreendimento conjunto em plena era da informação. Nela não se administram as pessoas, mas se administram juntamente com as pessoas. (Chiavenato). 


A M9 Treinamentos e Consultoria possui o Curso Gestão de Pessoas onde trabalhamos estes e outros conceitos que irão fazer de você um líder, não um "chefe"!

Curso Excel Intermediário na M9 Treinamentos



Público alvo: profissionais da área administrativa, financeira, contábil, comercial, estatística e qualquer profissional interessado em aprimorar seus conhecimentos em Excel.

Programa:
Fórmulas com referências Absolutas e Mistas; Múltiplas Planilhas e Múltiplas Pastas;
Funções de Data e Hora; Gráficos – Tipos Mais Frequentes;
Tabela Dinâmica – Parte 1; Tabela Dinâmica – Parte 2;
Gráfico Dinâmico;
Funções de Procura; Função Condicional;

Investimento:
Pagamento a vista com desconto: R$ 310,00 ou depósito de R$ 175,00 na confirmação do curso e um boleto do mesmo valor para 30 dias. Pagamento por depósito bancário, consulte dados e após depósito enviar comprovante. Neste valor estão inclusos: material de apoio as atividades (dinâmicas), dois coffee breaks, apostila impressa e certificado de participação.


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sábado, 28 de fevereiro de 2015

Palestra Atendimento com Excelência Case by Disney

Na noite de 25/02, a M9 Treinamentos e Consultoria realizou a palestra show Atendimento com Excelência Case by Disney para um grupo seleto de convidados, mostrando algumas iniciativas por trás de toda a magia e quais são os diferenciais da Disney. A palestra foi uma pequena amostra do que será o curso de mesmo nome, que ocorrerá no dia 26/03/2015, na Macro Office, com carga horária de 8h. Neste curso iremos mostrar os métodos criativos e as práticas inovadoras, que se tornaram referência para todas as empresas que buscam a satisfação dos seus clientes.
Veja algumas fotos desta noite mágica e encantadora, para maiores informações sobre o curso, acesse nossa página ou nos siga nas redes sociais.

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sábado, 21 de fevereiro de 2015

Os mandamentos do guru da gestão Tom Peters


O renomado guru da gestão Tom Peters é idolatrado por homens e mulheres de negócios. Autor de vários best-sellers, como "In search of excellence" (Vencendo a crise, em 1982) e "Liberation management", Peters foi considerado como o "guru dos gurus" pela revista Fortune e "superguru" pela The Economist. 

Em recente palestra em São Paulo, o engenheiro civil pela Cornell University, e Ph.D. pela Stanford University, dos Estados Unidos, deu ensinamentos quase óbvios sobre estratégia e excelência, mas que são ignorados por grande parte das empresas. Confira os principais mandamentos de Peters para garantir a produtividade e o sucesso na gestão dos negócios:

- Desenvolva a comunicação interna. Segundo Tom Peters, o problema número um das empresas é a falta de comunicação entre os diversos níveis da corporação. Se as pessoas não se entendem, não conseguem alcançar objetivo algum.

- Preocupe-se com a relação entre chefes e subordinados. O grande motivo de insatisfação dos funcionários com a empresa é a má relação com seus supervisores imediatos. "Não importa se a empresa está tendo bom ou péssimo desempenho, se o empregado não está bem com seu chefe, ele vai detestar o trabalho", afirma. Essa relação precisa ser positiva se o gestor quer que a produtividade dos funcionários seja boa.

- Fixe nos detalhes. Para Peters, "execução é estratégia" e, para ter sucesso, é imprescindível ter um objetivo bem traçado - não importa qual - e, mais do que isso, é necessário investir e executar exaustivamente cada ponto. Os detalhes são o que fazem a diferença no final.

- Lembre-se que pequenas ações resultam em grandes resultados. Por meio do exemplo do Walmart, que aumentou muito seus lucros depois de aumentar o tamanho dos carrinhos de compras - facilitando a compra de produtos maiores, como microondas - Peters mostra que não precisa ser um gênio, nem criar projetos altamente elaborados para aumentar a rentabilidade dos negócios.

- Mantenha contato com todos os membros ligados à empresa. Se você gerencia diversas instâncias, pessoas e processos, não deixe que eles fiquem sem sua atenção ou supervisão. É importante delegar funções, mas não deixe nada completamente de lado. Fique de olho nos negócios como um todo para evitar problemas.

- Trate seus empregados como clientes. Nada mais lógico do que tratar bem os funcionários para que eles tratem bem o consumidor final de seu produto. Segundo ele, o trabalho do líder é promover o sucesso, comprometimento e entusiasmo nas pessoas que servem direta ou indiretamente o cliente.

- Volte seu foco para as mulheres. O mercado consumidor feminino é, para ele, uma galinha dos ovos de ouro e, por isso, as empresas devem tentar buscar desenvolver produtos e serviços que agradem a elas. Um bom começo é evitar tratar o consumidor como "ele", no masculino, e buscar formas mais igualitárias para conquistar esse mercado promissor.

- Seja obcecado em contratar os melhores. "Você pode se concentrar em buscar os grandes talentos, mas você é obcecado por isso?", indaga. Tom Peters considera que o processo de contratação deve ter máxima prioridade, pois é dele que saem os melhores frutos. Para isso, é imprescindível pensar e repensar os critérios de avaliação dos candidatos para não errar na hora da seleção.

- Saiba ouvir, agradecer e pedir desculpas. A escuta, para ele, é a alma do desenvolvimento das empresas. Com seu tom desafiador, ele instiga os gestores a contar quantas vezes ao dia eles perguntam "o que você acha?". Ao dar poder às pessoas, ouvir suas opiniões é um reforço para o comprometimento e para o sucesso. O mesmo vale para gentilezas muito esquecidas, como agradecimentos e pedidos de desculpas. Não prejudica ninguém e faz os funcionários mais felizes e produtivos.

- Dê importância ao design. Em um contexto em que a maioria das empresas fornecem produtos de qualidade muito similar, o design é fundamental para atrair consumidores. Peters dá o exemplo da Apple e da BMW para mostrar que o design está muito além da antítese de gostar e não gostar. Ele está entre o amor e o ódio.

- Nunca perca um almoço. "É nos almoços que conseguimos fazer os melhores negócios, pois é muito mais fácil você trabalhar com uma pessoa com quem você teve um contato mais próximo do que com um estranho", diz. Peters acredita que é nas refeições que afinidades e a simpatia pode surgir, ajudando as partes a entrar em acordo.




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quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

5 Pérolas de sabedoria da Trilogia Batman para o mundo dos negócios


Este artigo foi escrito pelo Diego Wagner, CEO do Siga o Rastro.

Alfred, o mordomo de Bruce Wayne, é a personificação da sabedoria. Experiente, calmo, sempre sabe o que dizer. É o mentor que toda empresa gostaria de ter.
Mas não é só ele que compartilha sua sabedoria na última trilogia do homem morcego, muito pelo contrário, diversos personagens fazem comentários que podem ser exportados para o mundo dos negócios.


Confiram as 5 pérolas que separamos:

1- “Não é o que eu sou por dentro, e sim o que faço que me define”
- Rachel

Não são ideias ou discursos que irão definir a reputação de sua empresa, mas a constância de suas ações.
De que forma você lida com os problemas dos seus clientes? Como você trata os colaboradores e parceiros envolvidos com seu negócio? É esse tipo de ação que irá definir sua imagem perante o mercado.
Lembre-se: ações tem maior peso que palavras.

2- “A noite é sempre mais escura antes do amanhecer”
- Harvey

Em diversos momentos você vai querer desistir, achando que já chegou no fundo do poço, que pior não pode ficar e que o melhor a fazer é partir para outra.
E é nessa hora, quando parece que tudo está dando errado, que a perseverança pode lhe trazer a recompensa.

3- “Por que tão sério? Vamos colocar um sorriso nesse rosto”
- Coringa

As pessoas estão cansadas de lidar com empresas frias, instituições com um discurso elegante e polido, sempre com aquele ar de seriedade. Esse tipo de postura está completamente ultrapassada.
O que elas querem agora é se relacionar com empresas alegres, que tenham edemonstrem prazer em lhes servir.
Regra geral: trate seus clientes como trataria um amigo querido que não via há muito tempo.

4- “Alguns homens só querem ver o circo pegar fogo”
- Alfred

Acredite, 20% dos seus clientes vão causar 80% dos seus problemas.
Isso ocorre por alguns motivos: eles podem não ser o seu perfil de cliente, podem estar put** da vida porque suas empresas estão com problemas e vão descontar sua frustração nos fornecedores, ou simplesmente porque eles gostam de ver o circo pegar fogo.
Quer uma dica?
Pare de fazer negócio com eles.
Selecione o perfil de cliente que mais causa dor de cabeça, e educadamente informe que não poderá mais atender suas necessidades. Até mesmo aponte alguém que poderia prover um serviço parecido.
Sua cabeça irá se livrar de grande parte dos problemas e passar a se concentrar em aspectos realmente importantes do negócio.

5- “Por que caímos? Para que possamos aprender a nos levantar!”
- Thomas Wayne

Se você optou por criar um empreendimento próprio, prepara-se para cair. E para cair muito.
Estratégias traçadas irão se mostrar erradas, metas não serão cumpridas, e essa é só a ponta do iceberg. Mas o importante não é deixar de cair, mas saber se levantar (e aprender com o tombo).
Os maiores empreendedores do Brasil são calejados de tanto cair, e foi a capacidade de levantar a cabeça e seguir em frente que os levou até o topo.
Nesse momento é bom ter alguém que te dê a mão e ajude a se levantar. Um conselheiro, alguém que faça exatamente o que o Alfred faz com Bruce Wayne (mas para sua empresa).

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quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O lado obscuro da inteligência emocional

A inteligência emocional já virou um clichê do mundo corporativo. Desde que o americano Daniel Goleman lançou, em 1995, o best-sellers Inteligência Emocional, o tema se tornou recorrente dentro das empresas, quase como um amuleto que garantia ascensão profissional.

A inteligência emocional sempre pareceu uma característica positiva, mas alguns estudiosos estão contradizendo essa teoria de que saber interpretar as próprias emoções e os sentimentos dos outros é sempre algo benéfico. Os professores Martin Kilduff, Dan S. Chiaburu e Jochen I. Menges lançaram uma tese, publicada pela escola de negócios da Universidade Texas A&M, na qual questionam o lado benéfico da inteligência emocional.
Segundo os autores, pessoas que têm essa habilidade elevada podem, também, desenvolver um lado maquiavélico, manipulando os outros com facilidade. Isso porque, de acordo com os estudiosos, os emocionalmente inteligentes mudam os próprios sentimentos para fabricar impressões favoráveis. Ou seja, fingem o que não sentem para conquistar um objetivo de ganho pessoal ou obter uma informação estratégica.
Basicamente, a inteligência emocional tem três pilares: perceber as próprias emoções e as dos outros; usar o lado emocional para facilitar o pensamento; e entender as emoções e manejá-las em si mesmo e nos outros.
“Quem usa esses atributos com ética consegue criar empatia com mais facilidade e criar laços de liderança”, diz Rodrigo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional. Mas quem se deixa levar apenas pelos resultados positivos que a inteligência emocional pode proporcionar corre o risco de se tornar um manipulador.
Claro que, para isso, é preciso ter predisposição — algum traço de perversidade na personalidade que, estimulado pelo ambiente de alta pressão ou de clima tóxico, favoreça a atitude manipuladora. “Entre 4,5% e 6% das pessoas têm traços de perversidade”, diz Luiz Fernando Garcia, psicanalista e presidente da Cogni-MGR, consultoria de treinamento de São Paulo. “No mundo corporativo, esse índice sobe para 16%.”
Os manipuladores com alta inteligência emocional conseguem entender rapidamente quais são os sentimentos alheios e se a outra pessoa está passando por um momento delicado. “Eles costumam usar táticas de chantagem e dissimulação para pressionar o colega ou subordinado a fazer algo que vá gerar algum resultado positivo para o manipulador”, afirma Carlos Diz, do Centro de Neo liderança, do Rio de Janeiro.
Há maneiras de se proteger de um chefe ou colega que use a inteligência emocional para manipular os outros. A mais importante é desenvolver a consciência do que se passa ao redor. “Isso nos permite perceber o que está acontecendo e ter mais controle sobre se estamos ou não sendo coagidos”, afirma Carlos.
Essa consciência pode ser treinada por meio de meditação e de exercícios diários, como negar a assinatura de um jornal ou a doação para uma instituição de caridade. Só é manipulado quem permite e dizer “não” para quem quer estimulá-lo a fazer algo é um escudo contra a manipulação.
Outro exercício é dar feedback objetivo ao manipulador. “Na hora de conversar, procure deixar claro o que você quer”, diz Luiz Fernando. Evite levar o diálogo para o lado pessoal e, ao concluí-lo, faça um resumo do que você quis dizer para inibir que o outro encontre brechas em seu raciocínio e as use contra você no futuro.


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sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

"Nós criamos felicidade¹" Como foi trabalhar na Disney

Matéria publicada no site administradores.com e escrita por Marcela Agra:
"Recebi a notícia de que escreveria essa matéria com um sorriso de felicidade no rosto. Por dentro eu estava como que soltando fogos de artifício. Uma dica: não me peça para falar sobre a Disney a não ser que realmente queira ouvir. Quem me conhece sabe que se eu começo é difícil parar.
Minha relação com essa “fábrica de sonhos” começou na infância, quando assistia avidamente aos musicais no aparelho VHS para passar o tempo. Naquela época eu não poderia imaginar que um dia trabalharia quase 100 dias no Walt Disney World Resort. Minha história com esta empresa virou um romance, um conto de fadas; em se tratando de Disney não poderia ser diferente.
Mas vamos começar do começo, no melhor estilo storyteller. Uma amiga me ligou numa noite qualquer, e perguntou se eu estaria disposta a faltar aula no dia seguinte para acompanhá-la numa palestra. “É sobre aquele negócio da Disney, pra trabalhar lá”. Eu não entendi direito, mas resolvi que iria. Chegando ao local da palestra, nos juntamos aos cerca de 500 jovens universitários que esperavam o que seria dito. A música temática, o vídeo projetado na tela, tudo contribuía para o clima de magia e antecipação, resgatando sentimentos de admiração cultivados na infância. A “experiência Disney” começava ali.
Naquele dia me apaixonei pelo programa de intercâmbio que me levaria para Orlando alguns meses depois, pra trabalhar durante um trimestre no “lugar mais mágico da Terra”.

Cast Members e seu poder de contar histórias
Chegar ao condomínio em que eu moraria e ser recebida com cookies quentinhos, depois de quase um dia inteiro de viagem, é um detalhe que eu não vou esquecer. Mais tarde aprendi que a experiência Disney se faz justamente nos detalhes, nos momentos simples, porém mágicos, e não somente em grandes e elaboradas atrações. Talvez essa seja uma das grandes justificativas da marca ser tão admirada no mundo dos negócios e, de volta e meia, aparecerem livros sobre suas práticas encantadoras para empresas que buscam a satisfação de seus consumidores.
Lá não há clientes, há “convidados”, não há funcionários, há “membros do elenco”. Isto porque convidados costumam voltar sempre que chamados outra vez. Membros do elenco costumam desejar nunca deixar de sê-lo.
O primeiro dia de treinamento para se tornar um cast member da Disney se chama Traditions (tradições). Independente de onde se vai trabalhar no enorme complexo, os futuros funcionários aprendem sobre os princípios e filosofia que regem absolutamente todos os setores dessa organização. O storytelling se reproduz desde esse momento, quando a história da Disney, a qual se confunde com a de seu idealizador, Walt, é narrada de forma poética aos que estão sendo treinados, como se fosse um conto de fadas.
Desde a criação do primeiro personagem até o surgimento do mais querido ratinho do mundo, Mickey Mouse, Walt Disney é retratado como um visionário, um contador de histórias, um sonhador, e isso inspira cada novo cast member a continuar de forma digna o legado que ele deixou. Cada pessoa com quem se tem contato no Traditions é um storyteller, e a forma convicta e apaixonada com que esses treinadores repassam o que é a Disney faz com que algo improvável aconteça no final do dia: você se percebe encantado pela história de um rato.

Por trás do Mickey Mouse há um grande homem
Neste momento preciso abrir parênteses especiais para Walt Disney: um cara excêntrico, cheio de ideias inovadoras, e de quem muita gente duvidou. Sua esposa e familiares, porém, acreditavam na sua habilidade de narrar, que era uma arma poderosa de persuasão. Conta a história, que Walt costumava ir a parques de diversões em sua cidade, onde observava as crianças e seus pais. O que ele notou foi que as crianças se divertiam imensamente, mas os pais se tornavam meros espectadores, pois as atrações do local eram destinadas ao público infantil e não à família como um todo. Este insight gerou no nosso storyteller o desejo de criar mundos que atraíssem adultos e crianças, e não só eles, mas qualquer pessoa, de qualquer idade, de qualquer lugar do mundo.
Walt não queria um parque de diversões, simplesmente, daqueles itinerantes que você encontra em estacionamentos de grandes supermercados em sua cidade. A ideia era construir um mundo fantástico, desligado da realidade, e que proporcionasse uma experiência única, incomparável. Como diz Tom Peters em seu livro Reimagine, “O valor agregado para qualquer empresa, pequena ou enorme, vem da qualidade da experiência fornecida”. Walt Disney tinha essa visão desde a década de 1960, e sua liderança nesse sentido foi tão forte, que mesmo passados muitos anos de sua morte, cada pessoa que trabalha em sua empresa continua sendo guiada por essa ideia.
O que este homem enxergou foi que para promover a experiência seria preciso encantar primeiramente aqueles que serviriam de canal para que a vivência da fantasia se tornasse realidade. Assim, a estratégia para criar este encantamento se inicia com a conquista do próprio cast member, que a começar pelo nome, “membro do elenco”, se sente parte importante da construção desse mundo maravilhoso.

Magia se faz com pessoas
Uma empresa com mais de 55 mil colaboradores, como é a Disney, enfrenta os problemas mais comuns e cotidianos que você possa imaginar. Como se manter como uma das maiores instituições mundiais, depois de tanto tempo de fundação? O segredo está nas pessoas. E no atendimento que elas são ensinadas a oferecer. Durante o meu treinamento, aprendi lições marcantes, e que tenho carregado comigo desde então. Princípios simples, mas que somados fazem a diferença; são os pilares da experiência Disney.
“We create hapiness” (Em tradução, nós criamos felicidade). A noção de que cada cast member carrega em si o poder de criar felicidade é poderoso, e se traduz em um atendimento dedicado a fazer com que momentos mágicos aconteçam para cada convidado que visita qualquer local Disney. Essa máxima do serviço é dividida em quatro ideias principais, consideradas princípios básicos que devem nortear cada colaborador. “Eu projeto imagem e energia positivas”; “Eu sou cortês e respeitoso para com todos os convidados, inclusive crianças”; “Eu permaneço no personagem e represento meu papel”; “Eu vou acima e além”.
Cada um desses quatro fundamentos tem várias implicações. Projetar imagem e energia positivas quer dizer, por exemplo, sorrir, se mostrar interessado e acessível, buscando interação genuína com os guests. O segundo princípio prega a cordialidade, a educação, o respeito, de forma que cada pessoa que você tiver a oportunidade de atender se sinta importante e bem cuidada, inclusive as crianças, que devem ser olhadas nos olhos, e tratadas de igual pra igual. Permanecer no personagem pode parecer estranho para quem trabalha servindo comida num restaurante de um dos parques; mas não se engane, há um elemento de show em cada setor da Disney! Preservar a magia dos bastidores, manter a fantasia, e fazer com que as pessoas se esqueçam do mundo lá fora são noções essenciais para criar momentos mágicos.

The Magical Moment
Imagine a cena: uma família com um casal de filhos pequenos e chorosos tenta acalmá-los, sem sucesso; uma funcionária da Disney percebe a situação e resolve ajudar. Ela chama a atenção das crianças com uma história (que acabou de inventar), dizendo que o Mickey falou com ela mais cedo e lhe entregou uns adesivos especiais, e que quem tivesse esses adesivos – que estampavam o rosto do ratinho simpático – se tornaria amigo dele. Funciona como mágica. As crianças trocam o choro pelo sorriso e recebem os adesivos com os olhos brilhando. Os pais ficam extremamente tocados e agradecidos. Isto é ir acima e além. Criar um momento mágico não é fazer malabarismos ou grandes apresentações. É transformar, através da simplicidade do contato humano, uma experiência mediana numa memorável.
Muitas pessoas visitam a Disney várias vezes na vida, mas é fato que outras planejam e economizam para fazer esta viagem apenas uma vez. Enquanto funcionários, quem somos nós para diminuir este prazer pelo qual o guest tanto esperou? Aprendi que a minha função ali era fazer com que cada pessoa que eu atendesse tivesse os melhores momentos da sua vida. E se eu disser que a funcionária da história dos adesivos sou eu?
Ao criar aquele momento eu tive uma recompensa maior do que podia imaginar, pois percebi que eu, recém-chegada, estudante, estrangeira, tinha de fato o poder de criar felicidade. E esse desejo foi despertado em mim porque eu queria fazer minha parte em proporcionar a experiência mágica Disney. O resultado é que hoje o desejo de criar felicidade prevalece em tudo o que faço."

Como dizia Walter Elias Disney "Se você pode sonhar, você pode fazer"


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